11 3871-2221   contato@simpleyou.com.br
  • instagram simple you
  • facebook simple you
  • youtube simple you

Artigos

Você sabe, por que empresas como Apple, Google e IBM não

Publicado: 11/09/2018

Você sabe, por que empresas como Apple, Google e IBM não

Desde 2013 venho usando um termo, em palestras e cursos nas Universidades, para alertar que estamos nos transformando em profissionais “comoditizados”; quero dizer que a maioria dos profissionais estão entregando, para várias empresas, os mesmos currículos.

Ao ler um artigo publicado no site do Olhar Digital, no dia 23 de agosto de 2018, comprovei que há evidências que o termo “comoditizados” faz muito sentido.

Foi realizado pelo site Glassdoor (empresa de recrutamento com milhões de companhias em seu banco de dados), um levantamento sobre algumas das maiores empresas globais que não veem mais o curso superior como DIFERENCIAL, tão grande, no momento da contratação.

Não significa que essas empresas não deem crédito ao conhecimento adquirido nas Universidades, entretanto estão “abrindo os olhos” para novas formas de aprendizado, ou seja pessoas que aprenderam na prática e que não tem diploma para comprovar suas capacidades. A ideia é que pessoas, com e sem diploma, disputem as mesmas vagas e possam ser selecionadas e contratadas.

Vocês podem até achar que sou contrário ao papel das diferentes instituições de ensino ou faço apologia a “não necessidade” de diplomas no mercado de trabalho. Quero apenas mostrar que o “pulo do gato” é deixar claro para o mercado, quem é você, suas capacidades, habilidades, talentos, diferenciais, no momento da contratação. Ressalto que qualificações acadêmicas ainda são um ponto importante na análise do candidato, contudo não são “uma barreira para colocar o pé dentro da empresa”.

A fórmula aqui é Gestão de Marca Pessoal conectada ao Marketing Pessoal de maneira ética, respeitosa e eficiente. No mercado atual, extremamente competitivo, é essencial unir o conhecimento adquirido, seja de maneira autodidata, ou seja, pela vivência em uma universidade, aos seus valores, crenças e propósito de vida para e apresentá-los de forma atrativa para quem demanda a contratação.

Criar a sua estratégia de gestão para conectar marca pessoal e marketing pessoal para que possa ser atrativo, promovido, e percebido no mercado como único!

Photo:www.pixabay.com

Fonte: Simple You by Dulce Regina Migliorini & Paulo Moreti

VOLTAR

You

Marca Pessoal & Marketing Pessoal

Baseado no propósito da Simple You, desenvolvemos metodologias e elaboramos o livro YOU - Marca Pessoal e Marketing Pessoal | quando marca e marketing se conectam, com o objetivo de estimular o autoconhecimento e o uso de ferramentas para a gestão da vida pessoal e profissional.

O livro é destinado a qualquer pessoa que queria se desenvolver, em qualquer momento da vida, é de fácil compreensão, para que o leitor conheça a origem dos termos marca e marketing e consequentemente estabeleça conexões com os conceitos de Marca Pessoal e Marketing Pessoal