11 3871-2221   contato@simpleyou.com.br
  • instagram simple you
  • facebook simple you
  • youtube simple you

Artigos

Personal Marketing: como vender a sua Marca Pessoal

Publicado: 09/03/2020

Personal Marketing: como vender a sua Marca Pessoal

Há uma forte associação entre Marketing Pessoal e Vendas, alguns até a tratam como sinônimo. Na verdade, a venda é uma das últimas etapas de um processo de Marketing Pessoal.

Muitas vezes, os profissionais de diferentes áreas de atuação, dizem que não são bem sucedidos porque não sabem fazer o Marketing Pessoal porque não se vendem. Isso acontece desde a graduação, na busca de estágios, até quando se tornam profissionais em diferentes fases da carreira. Ao perceberem que as coisas não estão dando certo, depois de culparem uma dezena de pessoas, atribuem o insucesso, apenas a falta de competência para vender e negociar.

Por que a venda é das últimas etapas do processo?

A venda demanda conhecer, analisar o mercado, avaliar características de personalidade e competências técnicas e comportamentais, tanto no mundo online quanto offline.

Além disso, é necessário identificar o nicho de mercado e criar estratégias.

Como Você Vende sua Marca Pessoal?

Vale lembrar que temos a Venda Tradicional e a Neuro Venda. As diferenças entre as duas maneiras de vender são bem acentuadas, enquanto uma foca apenas em “Você”, a outra foca na experiência que “Você” pode oferecer ao mercado profissional

Venda Tradicional: foco no Produto, ocorre quando a pessoa foca nas competências técnicas, se prepara para descrever o currículo vitae, ou seja, apenas evidenciar aquilo que faz e, se algo sair do script, tudo se irá se complicar. As estratégias de vendas do passado não produzem mais os mesmos efeitos, basta dizer quem não adianta ir com o discurso pronto, principalmente quando o assunto é o disputado mercado de trabalho.

Neuro Sales: é uma abordagem que adaptada ao Marketing Pessoal, demanda autoconhecimento, observação constante, análise do mercado e aprender sempre. Quando você vai para uma entrevista de emprego, apresentar um projeto, compartilhar um relatório, nesses momentos e em outros, a venda precisa a associar o produto ou serviço à experiência.

"As empresas de sucesso, de qualquer segmento, vendem Prodiço, ou seja, produtos mais serviços, que são experiências que ficam registradas no sistema límbico das pessoas e geram indicações". André Ortiz, Phd em Neuromarketing.

Se adaptarmos essa definição, fica claro que não vendemos o nosso CV, quantos cursos fizemos, quantas escolas frequentamos, vendemos a experiência, ou seja, como viabilizamos tudo que aprendemos em ações práticas que realmente fazem diferença no mundo corporativo. Somos lembrados, pelos resultados que conseguimos, pela forma como lidamos com as pessoas, como tomamos decisões, ou seja, pelas inúmeras experiências que podemos oferecer/ vender para uma organização.

Como por exemplo:

 Empresas de consultoria como a Bain & Company perguntam aos candidatos como eles lidariam com problemas específicos de gerenciamento;

Power Home Remodeling pergunta aos candidatos: 'Como você lida com a rejeição?

"Às vezes é fácil esquecer, nesta era digital em rápida evolução, que todas as vendas acabam envolvendo a interação com as pessoas” Tim Dingle, CEO da Aquila London Limited.

Venda Pessoal envolve conhecimento do mercado, constante desenvolvimento do profissional e principalmente a necessidade de criar conexões com as pessoas para gerar experiências memoráveis, isso é Marketing Pessoal.

Fonte: Simple You by Paulo Moreti & Dulce Regina Migliorini

VOLTAR

You

Marca Pessoal & Marketing Pessoal

Baseado no propósito da Simple You, desenvolvemos metodologias e elaboramos o livro YOU - Marca Pessoal e Marketing Pessoal | quando marca e marketing se conectam, com o objetivo de estimular o autoconhecimento e o uso de ferramentas para a gestão da vida pessoal e profissional.

O livro é destinado a qualquer pessoa que queria se desenvolver, em qualquer momento da vida, é de fácil compreensão, para que o leitor conheça a origem dos termos marca e marketing e consequentemente estabeleça conexões com os conceitos de Marca Pessoal e Marketing Pessoal