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Diferencial não é o que você tem e o seu concorrente não tem. Diferencial é o que você tem e seu concorrente tem dificuldade de co

Publicado: 12/03/2020

Diferencial não é o que você tem e o seu concorrente não tem. Diferencial é o que você tem e seu concorrente tem dificuldade de co

Escrevi esse artigo após ler um post do meu amigo e profissional referência na área de Branding Guilherme Sebastiany da Sebastiany Branding, o título foi exatamente a frase postada por ele, a qual achei totalmente pertinente trazer para o foco que atuo, o Personal Branding.

Você já deve ter lido e ouvido eu falar milhões de vezes, que para mim muitos profissionais estão “comoditizados”, ou seja, entregando as mesmas coisas que seu concorrente.

Identificar o diferencial num momento onde a maioria está na mesmice é o desafio de todos os profissionais independentemente da área de atuação.

Mas o que seria um diferencial?

Bom, o título já esclarece e lhe faria pensar em como achar o seu, mas vamos nos aprofundar um pouco mais e ver como posso te ajudar a identificar o seu...

O diferencial competitivo ou simplesmente diferencial, é a razão pela qual os clientes preferem você e não os seus concorrentes, mesmo que eles apresentem um preço mais atrativo. É preciso possuir atributos singulares e que gerem valor ao seu público, criando experiências memoráveis que vão além do preço pago pelo seu serviço.

Para mim, um diferencial é composto por vários pontos que identificamos e construímos com a aplicação da metodologia que desenvolvi - Personal Branding Step by Step. Não é simplesmente olhar e achar que tal coisa é um diferencial, mas sim analisar dentro do processo estratégico desenvolvido o que realmente pode ser chamado de diferencial e que seus concorrentes terão dificuldade de copiar.

Por exemplo, eu não poderia dizer que ser publicitário criativo é meu diferencial, já que possuo tantos outros colegas de profissão que o são, também não poderia dizer que saber uma língua estrangeria como o inglês, é um diferencial, por que vários publicitários, criativos, falam inglês também e mais fluentes que eu, poderia acrescentar a isso uma pós em branding, mas isso também não traria um diferencial!!! Mas um publicitário, criativo, que fala inglês com pós em branding e que desenvolveu uma metodologia única no Brasil para trabalhar a gestão de Marca Pessoal e que é co-autor do primeiro livro no Brasil que trata dos temas Marca Pessoal e Marketing Pessoal conectados, aí sim eu posso dizer com TODAS AS LETRAS, esse é meu diferencial.

Você não precisa criar uma metodologia para ter um diferencial, mas você pode agregar tantas outras coisas à sua Marca Pessoal e quando perceber o seu diferencial estará lá. Mas só para lembrar que diferencial não é a salvação da lavoura, ele tem que estar integrado a uma boa gestão da Marca pessoal e isso tudo não será de nenhuma valia se você não expressar tudo isso por meio do Marketing Pessoal.

Reflita e comece a pensar no seu diferencial.

  • Seu perfil comportamental pode ajudar ou atrapalhar no seu diferencial?
  • Quando as pessoas te veem ou lembram de você, qual a primeira palavra que vem à mente delas?
  • As soluções que você dá aos seus clientes são viáveis?
  • Você se considera um profissional mediano, bom ou ótimo? Por que?

Não adianta fazer mais do mesmo é hora de trazer relevância para sua Marca Pessoal e eu posso te assessorar!

Fonte: Simple You by Paulo Moreti & Dulce Regina Migliorini

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Marca Pessoal & Marketing Pessoal

Baseado no propósito da Simple You, desenvolvemos metodologias e elaboramos o livro YOU - Marca Pessoal e Marketing Pessoal | quando marca e marketing se conectam, com o objetivo de estimular o autoconhecimento e o uso de ferramentas para a gestão da vida pessoal e profissional.

O livro é destinado a qualquer pessoa que queria se desenvolver, em qualquer momento da vida, é de fácil compreensão, para que o leitor conheça a origem dos termos marca e marketing e consequentemente estabeleça conexões com os conceitos de Marca Pessoal e Marketing Pessoal