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A relevância da fotografia para impulsionar a marca pessoa

Publicado: 21/08/2018

A relevância da fotografia para impulsionar a marca pessoa

Bom para começarmos a falar dessa relevância primeiros precisamos falar um pouco sobre Marca Pessoal ou Personal Branding. A primeira coisa que precisa ser deixado bem claro é que Marca Pessoal não é Marketing Pessoal.

Todos temos uma marca pessoal, porém muitos não sabem como utilizar o potencial dela para impactar os outros. Pessoas de destaque no cenário político, atores, esportistas, muitas pessoas no mundo online além de pessoas comuns como você e eu trabalham, e muito, para construir essas marcas pessoais.

Mas o que realmente é Marca Pessoal?

É um Modelo de Gestão centrado no seu bem mais valioso, VOCÊ, ela tem que transparecer o que realmente você é, seus valores, crenças, habilidades, e principalmente seu propósito de vida. Só aí conseguiremos impactar as pessoas alinhando percepções, ou seja, a forma que eu me vejo também é a forma como eu sou percebido pelos outros.

Uma marca pessoal é um reflexo de tudo que exemplificamos acima e que devem ser percebidos por aqueles que te rodeiam. É um trabalho grande de autoconhecimento.

Já o marketing pessoal serão as estratégias usadas de como mostrar essa marca pessoal para o mercado. Isso é fazer a promoção do “produto você” de forma coerente, entregando aquilo que realmente você prometeu. É alinhar a Marca Pessoal a um Marketing Pessoal de forma a criar uma experiência única naqueles que se querem se conectar a sua marca.

Você já parou para pensar porque você escolhe o produto A e não o concorrente B, sendo que ambos servem para a mesma finalidade. Ou se eu falar para você dizer a primeira marca de refrigerante que venha a sua cabeça, ou a marca de sabão em pó, qual será a sua resposta! Posso arriscar a dizer que muitos pensaram em Coca Cola mesmo que não consuma e no sabão OMO. Qualquer resposta que você venha a dar com certeza foi baseado em suas experiências.

Se você conquista um novo cliente, recebe indicações ou até mesmo é chamado para falar em público sobre o seu trabalho ou área de atuação, claramente você possui algum diferencial competitivo que o tornou a primeira opção na mente das pessoas. Isso é Personal Branding.

Sua imagem foi construída e está bem conectada, mas agora vem um ponto onde as pessoas falham “feio”. A hora de projetar essa Marca Pessoal nas redes sociais, alguns não tem a menor ideia do impacto ou do poder que a imagem causa.

Para que todo aquele autoconhecimento, informações e diferenciais que você alinhou ou descobriu sejam eficazes você precisa trabalhar muito bem a questão da imagem e das fotografias que irão te representar. Elas mandarão informações para as pessoas e essas informações precisam ser claras e coerentes com quem você é. Somos serem muito visuais e nossas decisões muitas vezes são tomadas nesta percepção. Ao visualizarmos um anúncio, produto ou até mesmo uma pessoa, levamos menos de 30 segundo para formar uma primeira impressão.

Qual mensagem a sua fotografia está passando?

De que forma ela está sendo interpretada?

Ela está alinhada à sua marca pessoal?

Muito se fala sobre o que é Marketing Pessoal, como por exemplo:

Marketing é saber se vender, exibir o celular de última geração, ter sempre o carro bárbaro, bajular o gestor, enfim muito blá, blá, blá.

Vamos começar a colocar conceitos em ordem!

Marketing Pessoal é conectado, casado, unido em uma relação indissolúvel com a Marca Pessoal.

Eles andam tão juntos que tudo o que mexe com a marca interfere no marketing e vice-versa, querer separá-los não dá certo!

O marketing pessoal tem estratégias para contar para o mercado “quem é Você”, mas para isso você precisa primeiro se conhecer, daí a importância da Marca Pessoal.

Você é único produto que pode ser modificado a cada momento, que recebe feedback e é capaz de mudar postura, atitude, tem a capacidade de avaliar as oportunidades de mercado e se preparar para direcionar vida e carreira. Além disso, você precisa definir estratégias, comunicar, promover...

E aí?

Tudo começa quando você diz, expressa, bom dia...

Agora, imagine a importância da conexão da sua marca e marketing pessoal quando o assunto é mídia social.

Pense o seguinte, está tudo alinhado, transparente, ético, mas você se não comunica/expressa adequadamente e compromete a identidade/imagem pessoal e profissional.

Hoje tudo é muito rápido e aparentemente fácil quando se fala de divulgação nas mídias sociais, mas as perguntas são:

 

Você planeja, organiza a mensagem/conteúdo que deseja passar numa foto e/ou vídeos?

Você sabe que uma foto/vídeo pode tanto ser positiva ou negativa para seu marketing pessoal?

Você sabe que tanto a sua presença física, quanto uma foto e/ou vídeo estão comunicando marca pessoal e marketing pessoal?

Estes questionamentos são válidos para entendermos a importância dos cuidados na hora de fotografar. Ter noções básicas de técnicas de fotografia é primordial para a criação de uma imagem que vai representar a sua marca pessoal. Temos a nossa disposição tecnologias nos smartphones atuais que podem contribuir para uma fotografia de sucesso, porém, não entender como se comporta a luz em determinadas situações, pode ser um desastre na hora de fazer fotos de produtos por exemplo. Ou a composição de cenário na foto do look do dia. Já vi muitas vezes pessoas muito bem vestidas, bem posicionadas em frente ao espelho, mas esqueceram da composição do fundo, que é cinquenta por cento da foto na minha visão, e com isso, em algumas situações o local desorganizado, não se conectava com a elegância que o seu look mostrava. Erro na composição da foto, que automaticamente, não condizia com sua marca pessoal.

Tudo o que consumimos hoje nas mídias sociais é baseado na fotografia, até mesmo o vídeo (que é a fotografia em movimento). Então a partir do momento que não há um cuidado na produção das imagens, esse comportamento pode ser considerado como genérico para todos os aspectos, generalizando a forma de trabalhar do profissional por um cliente que é detalhista e que valoriza a fotografia. Quando vamos ao shopping e olhamos vitrines de lojas de eletrônicos, nos deparamos com o que? Com imagens de full HD até 8k, então ter boa resolução e ser direto na informação postada é item básico para o consumidor atual. Já não é mais um item de futilidade ou artigo de luxo procurar um fotógrafo profissional para uma ter um bom material de divulgação ou um smartphone com tecnologia de ponta, são necessidades para atender aos consumidores cada vez mais exigentes e conectados. Lembra dos exemplos da Coca Cola e do OMO citados anteriormente, imagine os anúncios com fotografias de má qualidade. Não da né? E a sua marca pessoal, pode ter fotografias de má qualidade?

Entendida a importância e dominada as técnicas, é preciso criar uma identidade dentro da fotografia que se conecte com o proposito da marca pessoal, que é possível através da escolha de estilo de enquadramento, colorização, edição entre outros fatores da fotografia digital. O que sendo bem feito e alinhado com o propósito da marca pessoal, será de fácil reconhecimento pelo público expectador, mesmo quando você não esteja explícito na publicação.

A fotografia tornará sua comunicação mais eficaz e autêntica.

Case de entendimento da importância da imagem/fotografia alinhada a marca pessoal e como estratégia de marketing pessoal.

 

 

Agora tire um tempo para você repensar sua Marca Pessoal e como você quer que ela seja percebida e lembrada pelas pessoas e principalmente criar uma estratégia de marketing pessoal para as mídias sociais baseada nas fotos que você irá publicar.

Lembre-se aproprie-se da sua marca pessoal, caso contrários outros podem fazer isso por você e poderá ser um desastre.

 

Artigo escrito a 6 mãos

Dulce Regina Migliorini Sócia e Gestora de Marketing Pessoal da Simple You Desenvolvimento Humano

Dionathan Santos Diretor e Fotógrafo da Dionathan Santos Photography

Paulo Moreti Sócio e Gestor da Simple You Desenvolvimento Humano

Fonte: Simple You & Dionathan Santos Photograpy

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Marca Pessoal & Marketing Pessoal

Baseado no propósito da Simple You, desenvolvemos metodologias e elaboramos o livro YOU - Marca Pessoal e Marketing Pessoal | quando marca e marketing se conectam, com o objetivo de estimular o autoconhecimento e o uso de ferramentas para a gestão da vida pessoal e profissional.

O livro é destinado a qualquer pessoa que queria se desenvolver, em qualquer momento da vida, é de fácil compreensão, para que o leitor conheça a origem dos termos marca e marketing e consequentemente estabeleça conexões com os conceitos de Marca Pessoal e Marketing Pessoal